quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Mau uso de planos de saúde e falta de adesão a tratamentos geram altos custos às empresas brasileiras

Mau uso de planos de saúde e falta de adesão a tratamentos geram altos custos às empresas brasileiras

Estudo realizado pela Funcional mostra que mais de 10% das pessoas internadas voltam ao hospital em até 30 dias; cuidados especiais podem reduzir as reinternações em 40%.

Estudo realizado pela Funcional constatou que a volta ao hospital de pacientes já internados, a chamada reinternação, gera custos importantes às empresas, mas que podem ser evitados.

A empresa, especializada em gestão de saúde, analisou mais de 54 mil internações entre 2001 e 2013, constatando que 10,55% das pessoas internadas tiveram que voltar ao hospital em até 30 dias. Além disso, o estudo da Funcional mostra que um total de 16,37% dos custos das internações foram causados somente pela reinternação.

Gustavo Guimaraes, diretor médico da Funcional, lembra que gerenciar o cuidado com esses pacientes pode reduzir em até 40% as taxas de reinternação. Segundo ele, dá pra evitar que muitos desses pacientes voltem ao hospital, após receberem alta.

Segundo o executivo, há algumas ações essenciais e efetivas para diminuir o problema como: aumentar a qualidade do cuidado durante a internação, melhorar a comunicação entre os pacientes e a equipe multidisciplinar, além de gerenciar a educação do paciente, a coordenação dos cuidados e a adesão ao tratamento após a alta hospitalar. 

Nos EUA, o número de pacientes que voltam ao hospital após receberem alta é de 20%. Estima-se que isto gere um custo de US$ 17 bilhões por ano ao serviço de saúde do país.

Fonte: Revista Cobertura

Nenhum comentário:

Postar um comentário