quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Saúde começa pela boca

É consensual o fato de a saúde integral englobar a bucal. Aos poucos, por meio da conscientização de que muitos problemas de saúde têm a boca como porta de entrada, além da importância no bem-estar, autoestima e qualidade de vida, as operadoras de planos odontológicos ocupam o seu espaço.

A prova disso é que as empresas operantes no segmento desenvolvem um trabalho além da venda. Cientes da importância de bons hábitos de higiene oral, alimentação saudável e visitas periódicas ao dentista, educação, orientação e treinamento fazem parte do pacote. Afinal, problemas como uma endocardite bacteriana podem estar ligados à má higienização dos dentes.

A MetLife, por exemplo, desenvolve estratégias de promoção da saúde de acordo com o perfil do cliente. “As ações educativas podem compreender desde iniciativas mais simples, como a distribuição de materiais informativos, passando por plantões e palestras de orientação com dentistas, podendo resultar na constituição de programas de promoção em saúde bucal personalizados para clientes específicos”, descreve a diretora de Planos Odontológicos da MetLife, Cássia Gil.

De acordo com ela, o Brasil é o país com maior quantidade de dentistas no mundo, totalizando mais de 259 mil profissionais. “Porém, o tratamento odontológico ainda é inacessível em termos de custo para boa parcela da população, enquanto a assistência pública ainda é insuficiente”, diz.

O presidente da Uniodonto de São Paulo, Dr. Maud Fragoas, complementa com a informação de que as operadoras vieram preencher uma lacuna deixada pelo alto custo da odontolologia. Em sua visão, hoje, as operadoras de planos odontológicos proporcionam o acesso à população e às empresas a um custo mais acessível.
“Todos sabemos que um sorriso perfeito é um verdadeiro cartão de visitas. Além disso, o bem estar interfere diretamente na produtividade e desempenho de cada indivíduo”, enfatiza Fragoas.

Em se tratando de odontologia, a boa educação e conscientização são essenciais. “Para isso, a Uniodonto disponibiliza uma unidade móvel com um consultório com demonstrações práticas de uma boa higiene bucal e ‘escovódromos’ para ensinar como escovar adequada e regularmente os    dentes”.

Na SulAmérica Seguros, um trabalho é desenvolvido aos RHs dos clientes para planejar as melhores ações em termos de serviços e informações customizadas. Entre as ações estão a distribuição de folhetos personalizados com orientação sobre prevenção odontológica, palestras com cirurgiões-dentistas e a disponibilização de textos de orientação e prevenção. Há também o Saúde Bucal Ativa.

“Esse programa de prevenção e promoção à saúde bucal visa analisar o perfil de risco dos beneficiários em relação à sua condição de saúde bucal e orientá-lo sobre o tratamento odontológico necessário, informando, inclusive, as especialidades odontológicas que o beneficiário deve consultar na rede credenciada”, menciona a superintendente executiva de Odonto da SulAmérica, Andrea Figueiredo.

Por isso a seguradora auxilia o gestor do benefício na implantação do plano odontológico, desde a orientação sobre as questões administrativas, inclusões, movimentações. “Assim como do benefício propriamente dito, coberturas contratadas, customização da rede credenciada conforme a distribuição das vidas do cliente, realização de palestras de orientação aos colaboradores e acompanhamento e gestão do benefício odontológico através de consultores de relacionamento”, acrescenta a superintendente da SulAmérica.

Um grande benefício
Dentro das empresas os benefícios são ferramentas para aumentar os índices de retenção, atração e satisfação dos funcionários. Atualmente, o odonto é o terceiro benefício mais oferecido pelas empresas brasileiras.

Andrea destaca que pesquisas têm apontado o crescimento da valorização do plano odontológico e está entre os benefícios mais solicitados pelos colaboradores.

É unânime o fato de o benefício ser um fator de retenção de talentos, mas pouco se fala sobre impacto no presenteísmo. “Dados da OMS indicam que 25% das dispensas de saúde realizadas nas empresas são por razões odontológicas; outros estudos apontaram que o estresse físico e psicológicos provocados pela dor orofacial pode se traduzir em diminuição da concentração no trabalho, com perda de produtividade e até impossibilitar o exercício profissional”, exemplifica Andrea.

A MetLife investe em tecnologia para desburocratizar a autorização, a comunicação e o pagamento para a rede credenciada, proporcionando mais tempo nos atendimentos para uma interação profissional-paciente de maior qualidade.

Com planos customizados para cada necessidade e porte das empresas, há opções diferenciadas para as pequenas e médias empresas que precisam de produtos com gestão simplificada. “Possui ainda uma ampla rede credenciada com mais de 20 mil opções de atendimento que dispõem de um sistema automatizado, que permite a rápida aprovação de procedimentos e o recebimento de honorários em menor tempo”, diz Cássia.

Segundo ela, este conjunto de ações determina uma significativa satisfação dos dentistas credenciados à MetLife, que se reflete em uma melhor experiência na interação dentista-paciente e um consequente impacto na satisfação dos beneficiários. “Esses diferenciais fizeram com que a MetLife, em 2013, ampliasse em 21,6% o número de beneficiários no Brasil em comparação ao ano anterior”.

O atendimento de acordo com a necessidade e tamanho do cliente é citado por Andrea como o grande diferencial da SulAmérica. Ela ainda menciona o desconto na rede credenciada para os procedimentos não cobertos no plano contratado, facilidade na utilização, pois possibilita o atendimento na primeira consulta sem burocracias, e outros benefícios como descontos em medicamentos, vacinas e academias.

“A SulAmérica Odonto também disponibiliza a contratação in company, que são os consultórios odontológicos com dentistas e auxiliares próprios alocados dentro da empresa cliente, facilitando o acesso dos colaboradores e contribuindo com a produtividade da empresa”, acrescenta a executiva.
 
Fonte: Revista Cobertura do Mercado de Seguros

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